domingo, 18 de outubro de 2009

Estudo Dirigido

Algumas Questões



1)O programa de pesquisa gerativista assume como um dos seus pressupostos que a linguagem é uma capacidade inata dos seres humanos. Segundo os gerativista,quais são as evidências que sustetam esse pressuposto?
Segundo os gerativistas, as evidências que sustetam o pressuposto que a linguagem é uma capacidade inata dos seres humanos consiste em evidências que relacionam-se a um dos universais chomskyanos,com referência a aquisição da linguagem,a Gramática Universal. Argumenta-se que a mente humana tem um sistema detalhado das regras gramaticais, o que possibilita o desenvolvimento da aquisição da linguagem,ou seja,estaríamos pré-dispostos biologicamente. Diferente da escrita e leitura que é de ordem cultural,uma vez que é apreendida ao longo da vida. Outra evidência está relacionada a problemas neurológicos,como exemplo a afasia,que é a perda da capacidade para lembrar palavras ou construir frases,essa lesão pode ser causada por traumas físicos ou psicológicos. Sendo dessa forma,de acordo com Noam Chomsky, a linguagem relaciona-se as ciências naturais.
2) A linguagem humana no entendimento de Noam Chomsky baseia-se em uma propriedade elementar chamada propriedade da infinitude discreta. Explique o que vem a ser tal propriedade.
A propriedade da infinitude discreta consiste em a partir de um conjunto limitado de regras gerar um número infinito de frases, ou seja,sentenças simples transformarem-se em sentenças complexas. Esse é um outro princípio universal chomskyano, o da recursividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário